Se você decidiu estudar inglês sozinho, sabe que manter a disciplina para ter contanto frequente com o idioma é um desafio a ser vencido. Então, seguem aqui algumas dicas que vão te ajudar no seu planejamento e como criar uma rotina de estudos de inglês que realmente funciona.
Seja honesto consigo mesmo
A parte mais importante da criação de uma rotina de estudos é o planejamento, mas para isso você precisará ser honesto com você mesmo quanto ao tempo que dedicará aos estudos.
De nada adianta imaginar que você vai estudar durante 2 horas todos os dias, se você não tem essas duas horas livres.
Você precisará avaliar dentro da sua rotina diária, o tempo em que pode encaixar os estudos de inglês, e uma vez definido esse tempo livre se dedique a não priorizar outra coisa no lugar.
Inclua a diversão
Essa é uma parte importantíssima na criação da rotina de inglês, uma vez que fazer uma coisa entediante e cansativa podem arruinar com seus planos de se tornar fluente no idioma.
Sendo assim, inclua nos seus estudos assuntos sobre os quais você gosta de conversar, ou seja, coisas que sejam realmente interessantes para você.
Por exemplo, se você é fanático por futebol de nada vai adiantar passar horas estudando inglês com materiais que falem sobre maquiagem, né?
Incluir a paixão e diversão nos estudos te ajudará a aumentar seu contato com a língua.
Faça muito listening
Treinar os seus ouvidos para compreender o que um falante na língua está dizendo é a parte crucial para o processo de aprendizagem no idioma.
O listening, seja ele feito através de filmes/séries ou podcasts, te ajuda a compreender o inglês e a pronúncia, entonação e ritmo da língua, além claro de favorecer o seu speaking.
Mantenha-se imerso no idioma
Manter contato com a língua todos os dias te ajuda a torna-la mais acessível e diminui suas chances de perder a motivação.
Se você estuda inglês todos os dias, nem que seja por pouco tempo (15 ou 20 minutos), você acaba se aproximando do idioma, suas entonações e ritmos.
Estudar inglês todos os dias aumenta suas chances de adquirir a tão desejada fluência.
Não espere saber tudo para começar a falar
Sim, eu sei que você fica com vergonha na hora de falar inglês, mas se você quer ser fluente um dia vai ter que arrumar um jeito de vencer essa timidez.
Você pode falar sozinho no espelho ou repetir as falas de um personagem da sua série predileta, não importa. Apenas arrume uma forma de colocar esse seu speaking para fora ou ele vai acabar com seus planos de virar fluente.
Não se isole
Mesmo que você esteja estudando inglês por conta própria esse não precisa ser, necessariamente, um processo solitário.
Você pode se juntar a vários outros estudantes autodidatas na língua, seja através de comunidades no Facebook ou por aplicativos, por exemplo. O importante mesmo é estar rodeado de pessoas que vivem o mesmo que você e podem dividir suas experiências e desafios. Espero ter ajudado com essas dicas de como criar uma rotina de estudos no inglês.
Você já conhece as 4 habilidades fundamentais do inglês? Siga por aqui e veja porque elas são fundamentais.
Caso goste de conteúdos em vídeo, veja meu canal do Youtube, recheado de conteúdos. Já para dúvidas basta deixar seu comentário abaixo.
2 respostas