Essa é uma jornada bem diferente. Eu literalmente estou saindo da minha zona de conforto para me enveredar nas artimanhas digitais. Nunca pensei que fosse possível, mas cá estou eu como “blogueirinha do inglês”.
Só por curiosidade, sabe como falar blogueirinha em inglês? Muitas palavras que existem em português no diminutivo, não necessariamente vai existir em inglês ou os nativos utilizam uma expressão que se fizermos uma tradução literal, não vai fazer sentido para nós.
O termo ou tradução correta que vejo em inglês para blogueirinha seria como blogueira mesmo: falamos blogger. Caso você queira falar: eu sou blogueira/blogueirinha, fale em inglês: I am a blogger.
Não mudando um pouco de assunto, mas falando um pouco de como nasceu essa blogueirinha dentro de mim, vou fazer uma breve explanação neste artigo. Muitas pessoas me perguntam e resolvi colocar aqui parte dessa estória.
A minha primeira formação é em Engenharia Ambiental e após me especializar na área, já completamente apaixonada pela língua inglesa, resolvi voltar a estudar e me formei em Letras com Inglês, me pós-graduando logo depois.
Eu já lecionava há pelo menos 3 anos, quando resolvi estudar inglês e preciso ser sincera aqui: foi uma das decisões mais acertadas que tomei e devo parte dessa decisão ao meu amigo e também professor de inglês Filipe Teixeira (em breve vai aparecer aqui no blog).
Nasce a blogueirinha
Porém, no início desse ano (eu não sei quando você irá ler esse post, mas me refiro a 2018) eu resolvi dar aulas particulares e um dos meus alunos me questionou sobre meus horários. Ele disse: “Mas você não tem horário para 30, 40 alunos. É humanamente impossível! Vai fazer o que?”
Foi aí, que ele me apresentou ao mundo digital e me ajudou a pensar no blog como uma possibilidade real de dividir tudo que sei com mais pessoas, ajudando-as a sair do estágio de inglês fraco e impotente para o fluente e natural.
Bem, já que você está por aqui lendo esse post eu preciso te dizer que aprender uma língua na fase adulta não é uma tarefa fácil. Nós, adultos, temos tantas demandas diárias (pagar contas, fazer comida, estudo, trabalho, chefe chato e colegas de trabalho querendo puxar nosso tapete rs) e inúmeras coisas para administrar que, as vezes, a gente pensa que é impossível aprender um novo idioma nessa loucura toda.
É possível
Mas deixa eu te contar uma coisa: Apesar de difícil, é perfeitamente possível! O que acontece é que, talvez, as suas tentativas frustradas ficam martelando coisas negativas na sua cabeça sobre a sua capacidade de aprender inglês.
Isso, muitas vezes, faz você duvidar de suas próprias capacidades ou pensar que você é capaz de aprender tudo, menos uma nova língua.
Esse posicionamento é bem comum entre estudantes adultos que já iniciaram sua caminhada na língua inglesa e acabaram frustrados.
Eu não sei se você sabe, mas estudos confirmam que a dificuldade de realizar alguma coisa está mais relacionada a forma, algumas vezes pessimista, como nós enxergamos a situação do que exatamente pela complexidade da coisa em si.
Eu concordo totalmente, especialmente quando falamos sobre o aprendizado de inglês. Nesse quesito, eu recebo muitos alunos frustrados que vem até mim depositando o restinho da esperança que ainda possuem acreditando que realizo milagres (já vou avisando que não! Rs), quando na verdade o que falta a eles é um pouco de autoconfiança e positividade.
Por isso, eu quero te encorajar a acreditar que é POSSÍVEL aprender inglês ao nível fluente e que você consegue. Vai precisar dos métodos certos (deixa comigo) e de força de vontade (aí é com você).
Eu gosto sempre de dizer que existem coisas que ninguém pode fazer pela gente, como emagrecer. Você pode ter toda grana do mundo, visitar os melhores nutricionistas e endocrinologistas, mas se você não se disciplinar a seguir a dieta e fazer os exercícios físicos recomendados você não irá emagrecer nunca (pelo menos não de uma forma saudável).
Na aprendizagem de um idioma estrangeiro também é assim: nós, os aprendizes, somos os protagonistas, tudo começa e termina em nós. Podemos ter auxílio e mentoria (essa é a minha parte), mas se não nos esforçarmos com positividade e motivação (essa é a sua parte) fica bem complicado conseguir êxito.
Vamos juntos? VOCÊ CONSEGUE!!! Para começar seus estudos e verificar quais são as 4 habilidades fundamentais do inglês, comece por aqui.
Já conhece meu canal do Telegram? Por lá sempre veiculo materiais e avisos importantes para você continuar trilhando seu aprendizado do inglês. Aproveite!
Me acompanhe no meu canal do YouTube, na página do Facebook e no Instagram! Nessas redes tem muito mais conteúdo para aprimorar os seus estudos na língua inglesa.
Uma resposta