Curso de Inglês Online Grátis

Sem enrolação! Faça sua inscrição agora. Curso com + de 90 aulas com material didático completo.

Super Dica de Inglês: Esqueça a Perfeição, Gramática e Pronúncia NÃO Podem te PARAR!

Prontos para saber o porque a gramática e pronúncia não podem te parar? Se ligue nessa dica de inglês que é mais do que de ouro. Vamos lá…

A busca pela perfeição na gramática e na pronúncia é um dos principais erros que um estudante de idiomas pode cometer e uma das razões mais fortes que fazem muitos estudantes desistirem de aprender inglês. Sempre comento sobre essa dica de inglês muito importante, principalmente pra quem está começando.

E você sabe qual o motivo? Vamos pensar juntos!

Eu não sei se você tem criança no seu entorno familiar, mas se tiver comece a reparar nesse pequeno e veja como ele interage com o mundo enquanto aprende sua língua materna.

Ele apenas ouve! Durante pelo menos 1 ano de sua vida a criança apenas decodifica a mensagem recebida através de sons e gestos e não em palavras.

Mas vamos continuar pensando no aprendizado da criança. Daí esse pequenino chega aos 2 anos de idade e segue para o início da vida escolar e vai aprender gramática da língua portuguesa, certo? ERRADO!

As crianças vão para a escola para, além de experienciar a socialização, aprender códigos e vocabulário (muitas vezes introduzido em frases feitas) que possam facilitar a sua comunicação no contexto cotidiano.

Aliás por falar em comunicação, devemos lembrar que a função da língua é comunicar, transmitir uma mensagem e nós não precisamos ser experts em gramática para estabelecer uma comunicação entre duas pessoas.

dica de ingles gramatica e pronuncia nao podem te parar

Estudar gramática é importante e vai te ajudar bastante com o progresso no idioma, mas talvez começar seus estudos com foco em gramática não seja a melhor das alternativas. Melhor seria estudar gramática apenas quando você precisasse dela, concorda?

Se estudar gramática garantisse fluência na língua inglesa, todos nós estaríamos fluentes há muito tempo, certo?! Por que durante toda a nossa fase escolar é o que mais fazemos nas aulas de inglês: estudamos gramática!

Confira este outro artigo que te conto como: Como Eu Aprendi Inglês

Quem não se lembra do famoso Verbo TO BE (ou TOBIAS como os meus alunos apelidaram?) Conseguimos reconhecer esse verbo facilmente quando escrito num texto, porém poucos estudantes conseguem utilizá-lo na comunicação oral de forma natural, sem pelo menos parar para pensar se o “ARE” é usado com YOU ou SHE.

O excesso de preocupação com a gramática e pronúncia perfeita tem feito muitos estudantes desistirem da caminhada em direção a fluência.

A grande verdade é que a gente espera falar inglês num curto espaço de tempo, estudando pouco e exatamente como um nativo.

Mas se você é um daqueles lunáticos por gramática e não consegue dissociar o aprendizado da língua as regrinhas gramaticais, tenho uma dica para você.

Que tal estudar gramática contextualizada? Já ouviu falar?

Você pode fazer isso estudando um texto (do seu nível de compreensão) ou uma música, por exemplo. Dá para fazer também com as falas do seu filme ou série predileta.

Essa técnica é excelente, por que você aprenderá palavras dentro de frases e fará seu vocabulário crescer muito e bem rápido.

Para isso, basta apenas papel, caneta, força de vontade, dicionário (pode ser online) e uma boa gramática. Eu indico a gramática da Oxford, mas você pode fazer isso com qualquer uma que você tenha em casa. Afinal estamos começando, certo?!

De posse de todo seu material de trabalho, reserve um cantinho silencioso e leia o texto ou a música e tente identificar as palavras que lhe são familiares.

Depois, faça um círculo nas palavras que você não conhece e com a ajuda do dicionário identifique essa palavra e na gramática busque por sua função gramatical. Finalizado todo o texto, faça a leitura em voz alta e verifique sua compreensão.

Você já ouviu falar no ditado: Matar dois coelhos com uma só cajadada?

É exatamente o que essa atividade faz. Na verdade, você mata vários coelhos com a mesma cajadada rs. Estuda a gramática, aumenta vocabulário, melhora seu listening (capacidade de entender) e seu speaking (capacidade de falar).

Veja esse vídeo que fala um pouco mais sobre essa perfeição no inglês. Não deixe isso te travar.

Espero que tenha gostado dessa dica de inglês que acho super importante para os estudantes iniciantes da língua inglesa.

E aí, se empolgou? Que tal experimentar? Não deixe a gramática e pronúncia te parar.

Teacher Lory

Teacher Lory

Especialista em Ensino de Língua Inglesa, Lorena é uma entusiasta no ensino do idioma. Ao longo dos anos e de viagens internacionais, bem como com o contato com nativos da língua inglesa, acumulou em sua bagagem metodologias e abordagens de ensino da língua que facilita o aprendizado e a aquisição da fluência.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos Siga Nas Redes Sociais