Quem está pensando em aprender inglês sempre se depara com a seguinte dúvida: fazer curso de inglês ou estudar inglês sozinho?
Essa é uma questão recorrente que permeia a cabeça de muitos estudantes e esse post vai apresentar as principais vantagens e desvantagens de cada uma.
Antes de iniciarmos, precisamos ter em mente que como qualquer outra coisa na vida existem pontos positivos e negativos de cada uma das opções apresentadas e ao decidirmos por uma, devemos nos comprometer com nossa decisão.
Aliás, é bom abrir um adendo aqui para lembrar que o processo de aprendizagem de uma língua, mesmo sob a mentoria de algum profissional, vai exigir de você um estudo autônomo e comprometido. Sendo assim, você é o único responsável pelo seu sucesso.
Dito isso e sem mais delongas, vamos responder à pergunta principal desse post. Fazer ou não fazer cursinho de inglês: eis a questão!
Fazer Curso de Inglês?
Existem vantagens relevantes na escolha pelo curso de inglês. Uma das principais é a possibilidade de ser acompanhado de perto por um profissional experiente de língua inglesa com quem você pode tirar dúvidas e treinar a pronúncia, por exemplo.
Outra vantagem bem legal das escolas de inglês é o ambiente imersivo que ela proporciona, além, claro, da socialização uma vez que você divide com seus colegas de classe seus anseios, medos, vitórias e conquistas e pode trocar dicas e experiências para não se sentir sozinho no processo de aprendizagem da língua.
Sobre as desvantagens, separei duas principais: o alto preço dos cursos de inglês e a metodologia, muitas vezes engessada.
Vamos começar falando sobre o valor das mensalidades, que muitas vezes pode ser equiparado aos de cursos de pós-graduação (em algumas áreas). Não estamos aqui para detalhar valores, mas basta uma busca rápida pelo Google que você perceberá que alguns cursos de inglês cobram pequenas fortunas como mensalidades, o que dificulta o acesso dos alunos (especialmente em período de recessão econômica).
Outra desvantagem significativa é a metodologia engessada de algumas escolas de inglês que estacionaram no tempo e não abrem mão do uso de metodologia própria, muitas vezes chata e entediante para o aluno. Algumas dessas metodologias acabam alongando excessivamente o período de formação do aluno, o que contribui para a desmotivação e evasão.
Estudar Inglês Sozinho?
Essa modalidade de estudo depende de um ponto extremamente importante: VOCÊ!
Estudar sozinho depende de uma gama de subfatores para que o sucesso aconteça. Vamos então, observar as vantagens de estudar por conta própria.
A primeira delas é: você faz do seu jeito.
O estudo como autodidata é totalmente personalizado, uma vez que você vai adaptar os assuntos ao seu modo de aprender e o ganho disso é incalculável.
Quando você entende como o seu cérebro aprende suas chances de obter sucesso são muito maiores porque você começa a adaptar as atividades e conteúdos a sua forma de aprender e passa a buscar materiais específicos.
Outra vantagem de estudar sozinho é que com essa modalidade você faz seus horários e em tempos de correria constante, esse é um fator relevante. Como as escolas de inglês, em sua maioria, apresentam aulas em horários fixos, a flexibilidade de fazer seus horários de estudos é um ponto bastante importante. Assim, você vai investir no seu inglês apenas o tempo em que você estiver realmente livre e interessado.
Como desvantagem do estudo por conta própria, podemos levantar as principais: a desmotivação e indisciplina.
Bem, esses dois fatores são de extrema relevância para aprender uma língua, uma vez que você precisa da dose certa de motivação e disciplina para obter êxito.
Como nos estudos por conta própria você não terá um professor para lhe cobrar atividades, você precisará de organização e planejamento para que não se perca no meio do caminho e não fique atolado no excesso de informação que você vai encontrar por aí.
E para se manter motivado, se mantenha rodeado de coisas e pessoas interessantes. Não é porque você está estudando por conta própria que esse processo precisa ser solitário, ne? Você pode e deve contar com o apoio de outros estudantes, seja online ou offline, para que descubra todos os dias um novo motivo para aprender.
Refletir sobre as vantagens e desvantagens de cada meio para aprender o inglês é um papel fundamental na aprendizagem da língua.
Então, espero ter ajudado apresentando as principais vantagens e desvantagens em fazer curso de inglês e estudar inglês sozinho. Se gostou compartilha para seus amigos. e familiares.
Você também já se perguntou quanto tempo demora para aprender inglês? Confira neste outro artigo.
3 respostas
Professora! Excelente Post sobre “As vantagens e desvantagens de estudar sozinho” buscava justamente uma matéria assim.
Parabéns!
Oi Geórgenes… Muito obrigada! O Feedback dos alunos é que nos fazem sempre seguir em frente e tentar compartilhar conteúdos que os interessem. Continue por aqui porque temos mais conteúdos a serem explorados. 😉