Sabe aquela combinação perfeita? Como arroz e feijão, queijo e goiabada? Você sabia que no aprendizado do inglês também temos uma. Ela é tão maravilhosa que nos leva a entender o que são fillers.
Se você é estudante de inglês há algum tempo já deve ter percebido em séries, filmes ou mesmo com o contato pessoal com nativos da língua, que ao falarem eles dão uma pausa enquanto a conversa surge naturalmente.
E se você ainda não percebeu vai ficar agora ligadinho toda vez que falar com um nativo para perceber quem são esses fillers e como eles podem melhorar o seu inglês falado, deixando-o mais natural e fluente do que nunca.
Algumas pessoas acreditam que a fluência está relacionada com rapidez de fala ou uma fala sem interrupções, quando na verdade não se trata de falar sem parar e sim, deixar a conversa fluir de forma natural.
Assim como numa conversa em nossa língua nativa também podemos e, muitas vezes devemos realizar pausas durante uma conversação em inglês para que ela não se torne cansativa e enfadonha. E é aí que entram os fillers, eles vão auxiliar nosso inglês falado para que essa pausa não se torne vazia e sem conteúdo.
Mas afinal, o que são os FILLERS?
Então, se pudéssemos resumir o que são FILLERS, conhecidos também como GAP FILLERS, diríamos que são estratégias de fala usadas por nativos de uma língua para naturalizar a conversação e evitar pausas silenciosas.
Assista a aula completa sobre Fillers que fiz no meu canal, logo abaixo:
Assim, as principais funções de um filler são preencher um vazio na conversa, unir duas frases ou simplesmente anular um silêncio na conversação que pode ser provocado por incerteza do falante ou pensamento na próxima sentença.
Desta forma, os fillers são utilizados para ganhar tempo para pensar no que se vai falar, diminuir a ansiedade do interlocutor e/ou indicar hesitação ou incerteza do locutor.
É importante dizer que os fillers NÃO são exclusivos da língua inglesa, no português utilizamos esse preenchimento de fala o tempo inteiro. Segue alguns exemplos de fillers em português:
- Veja bem…
- Né?
- Com certeza…
Você provavelmente já usou alguns ou muitos deles em sua conversa em português e talvez nem tenha se dado conta que essa é uma das marcas que te apresentam como falante nativo do português.
Hoje nós vamos aprender como o uso dos fillers podem te ajudar a soar mais fluente no seu inglês falado. Gosto de falar como meus alunos que os fillers são o pulo do gato, a cereja do bolo para parecer que você é mais fluente do que realmente é.
Basta você começar a utilizar os fillers e já perceber uma diferença signiicativa no seu inglês falado e em como ele soa cada vez mais natural. Isso nos dá a certeza de que o uso dos fillers aproxima o inglês falado do vocabulário e uso dos falantes nativos.
Então, vamos aprender os fillers mais frequente e como aplicá-los em frases sem que soe estranho. Aqui vão alguns do fillers mais usados em inglês.
- Wow!
- Well
- You see
- By the way
- To be honest
- Exactly
- No way
- You know
- Basically
- Certainly
- Right
- Okay
- Like
- Kind of
- I mean
- Um
- Uh
VAMOS PARA A PRÁTICA
Agora você vai ver alguns exemplos de fala com e sem o uso de fillers e perceber como o uso deles naturaliza seu inglês falado. Aproveite e treine em frente ao espelho para já começar a se acostumar com o uso dessas estratégias de fala e comece a incorporá-las em seu vocabulário.
Frase 1
SEM FILLERS: My mom is a very strict woman. She likes to do everything in her own way. I don’t like this, but I try to respect her because I love.
COM FILLERS: Well… my mom is a very strict woman, you know? I mean, she likes to do everything in her own way. To be honest, I don’t like this, but… I try to respect her, you know, because I love her.
Frase 2
SEM FILLERS: Did you lie to me? Because I remember that you said you would be in Europe this week. What are you doing here?
COM FILLERS: Wow…did you lie to me? I mean, because I remember that you said you would be in Europe this week…ummm..What are you doing here?
Frase 3
SEM FILLERS: Introduce me? I’m Paul and I am 25. I live in London since 2014, but I am originally from California, USA.
COM FILLERS: Umm… Introduce me? Okay. I’m Paul and I am 25. Uhhhh… I live in London since 2014, but I am originally from California, USA.
Bom pessoal, vou ficando por aqui. Se você gostou desse artigo ou ele te ajudou de alguma forma, não esquece de compartilhar para que ele possa ajudar o maior número possível de pessoas.
Caso você esteja em busca de mais conteúdos para destravar o seu inglês, corre e clica nesse link de um artigo que eu escrevi especialmente sobre esse tema: https://teacherlory.com/5-dicas-matadoras-para-melhorar-seu-speaking-em-ingles/
Ah! Não esquece tá?! Fillers e Inglês Falado: Combinação Perfeita! Caso goste de assistir um videozinho, veja esse aqui sobre o assunto, em uma aula que fiz com um dos meus alunos.
See you!