Essa é uma pergunta bem recorrente entre estudantes iniciantes ou curiosos (aqueles que ainda não decidiram se iniciam seus estudos). Todo mundo quer loucamente saber quanto tempo demora para aprender inglês.
Mas antes de te responder, deixa eu te perguntar uma coisa: Quanto tempo demorou para você falar português fluente? Você acredita saber tudo sobre sua língua materna ou ainda se pega com dúvidas diárias sobre o uso do Mal ou Mau (quem nunca?!)?
Apesar de ser uma pergunta simples, a resposta é bem complexa. Primeiro, porque ao fazer essa pergunta estamos supondo que a aprendizagem de um idioma é um processo linear (com começo, meio e fim) e na verdade, não é.
A língua é dinâmica e não estática, sendo assim ela muda o tempo todo. Muda através do tempo, da localização geográfica, do grau de escolaridade do falante, e por tanto não existe essa coisa de “vou fazer inglês por 1 ano e pronto”, ao menos que você tenha um objetivo pontual.
Isso é fácil de perceber quando a gente analisa nossa própria língua. Se você pensar que o baiano tem em seu vocabulário uma série de palavras que o paulistano ou o carioca desconhecem e vice-versa, você consegue perceber a complexidade da resposta para essa pergunta.
Eu sempre digo, que nós estamos sempre atrás de aprender inglês num curto espaço de tempo, estudando pouco ou quase nada e falando exatamente como um nativo no idioma.
Então, para começar a responder à pergunta do título desse post, eu quero te fazer mais uma pergunta (juro que é a última rs): em que situação você vai usar o inglês que você quer aprender?
Pergunta meio doida? Pera que te explico: você pode querer aprender inglês para o dia a dia, viajar, faculdade, fazer teste de proficiência para morar fora, trabalho, negócios e… uma infinidade de coisas.
Fica mais fácil definir o tempo quando se tem um objetivo real, uma necessidade clara do que se deseja alcançar no idioma. Esse é o primeiro ponto a ser analisado.
O segundo ponto é: quanto tempo você vai dispor para consumir o idioma? E essa é uma pergunta crucial. Por que se você contar apenas com a aulinha do seu curso de inglês (que na maioria das vezes acontece 2 vezes na semana) talvez demore muito mais do que você deseja.
Mas se você se jogar no idioma e se mantiver imerso na língua inglesa, consumindo o máximo possível de informações em todos os canais possíveis (jornais, revistas, podcast, vídeos, filmes, séries, etc) esse tempo pode ser reduzido de forma significativa.
Quanto tempo leva para aprender Inglês?
Vamos fazer uma continha básica (meu lado engenheira aflorando rs) usando o exemplo das 2 aulas por semana no cursinho de inglês. Digamos que você tenha decidido aprender inglês sozinho (não importa o motivo), mas seu vizinho vai fazer o curso X que promete inglês fluente em 1 ano e meio (sempre sinto um frio na barriga quando escuto essas coisas rs) e vocês dois são iniciantes no idioma.
Daí você se propõe a estudar 30 minutos todos os dias (inclusive no domingo) e seu vizinho apenas vai para o cursinho e nada mais. Vamos dar uma espiadinha na tabelinha abaixo e no cálculo simples que eu fiz para ilustrar.
Deu para perceber?! Não existem milagres! É o contato intenso e regular (mais regular do que intenso) com a língua que faz toda a diferença. Não adianta planejar estudar 15 ou 30 minutos todos os dias e esquecer de cumprir e “compensar” no dia seguinte estudando durante 4 horas. É a regularidade que vai te fazer aprender de forma mais eficiente.
Alguns especialistas, como o Prof Michael Jacobs, afirmam que é possível aprender um idioma com 1.200 horas de estudo e contato com o mesmo.
Se a gente pegar essas 1.200 horas sugeridas pelo Prof Michael Jacobs e dividir (a engenheira tá tomando conta hoje rs) pelas 2 horas por semana do seu vizinho contra os 3 horas e meia semanais suas, olha o que acontece:
Agora, me responda você a pergunta do título desse post: quanto tempo demora para aprender inglês? A resposta é: você que vai dizer! Pode demorar muitoooooos anos ou pode ser mais rápido, divertido e interativo do que você imagina.
Qual dos dois você prefere?
Me conta logo abaixo nos comentários e me ajuda compartilhar este artigos para que mais pessoas possam fazer suas continhas também. rsrs
Já ficou na dúvida entre fazer um cursinho de inglês ou estudar sozinho? Confere aqui em outro artigo.
Uma resposta